Esta página é mais velha que voar pra frente...

 

Órgãos de Homologação e Especificação de Parapentes

horizontal.jpg (4019 bytes)

FAI - Federation Aeronautic Internacionel - Fundada na França em 1905, é uma entidade não   governamental  que promove e  regulamenta mundialmente as atividades aeronáuticas  e espaciais.  Basicamente  ela  regulamenta  e homologa  recordes  mundiais e eventos esportivos nas várias modalidades aéreas: balonismo,  vôo livre,  aeromodelismo, pára-quedismo , astronáutica, asa delta, ultraleves e girocópteros. Seu lema é: “mais longe, mais rápido, mais alto “ (http://www.fai.org)


DHV - Deutscher Hanggegleiterverband - Órgão alemão não governamental que regulamenta e homologa tudo em relação a asa delta e parapente. Os serviços prestados pela DHV são : homologação de parapentes, asas e pára-quedas reserva, registros e análises de acidentes, divulgação e controle de campeonatos dentro e  fora da Alemanha,  mantém  um  serviço  de classificados   para venda de equipamentos, divulga práticas de vôo, ministra cursos de   vôo  e  aplica  testes  em pilotos.   Praticamente   todos os fabricantes mundiais de asas e parapentes fazem homologação por esta entidade. A classificação que adota é classe 1, 2 e 3 e classificações intermediárias 1-2 e 2-3 sendo o 1 um equipamento muito fácil de pilotar e o 3 muito difícil, necessitando de pilotagem sempre ativa e respostas muito
rápidas do piloto frente a incidentes de vôo. Nas próximas edições deste boletim estaremos dando mais detalhes sobre esta classificação.
(http://www.dhv.de )


ACPUL - Association Des Constructeurs De Planneurs Ultra Léger - Entidade fundada em 1987, na França, por alguns fabricantes de equipamentos de vôo livre que queriam melhorar as condições de segurança dos parapentes  e desenvolver este novo esporte.


AEROTEST -  Em 1991, o ministro da Indústria da França sugeriu o
desmembramento da parte de testes da ACPUL sendo então criada,  por alguns pilotos    de testes,  a  Aerotest  que é completamente independente dos fabricantes de parapente. As  homologações  de   parapente,   de acordo com esta entidade,  enquadram-se em 4 categorias: Standart, Performance, Competition e Biplace, adotando as normas da ACPUL. Em próximas edições deste  boletim,  estaremos dando detalhes de  cada uma  destas categorias


AFNOR - Agence Française  De  Normalisacion -    Órgão governamental
francês  de normalização que atua  em todos os segmentos tecnológicos .
Possui mais  de 20.000 documentos de normalização  sobre  centenas   de assuntos,  entre  eles  6 destes documentos referem-se a testes de  parapentes  e  pára-quedas de segurança  como  por   exemplo  a norma S52-308-2 de abril de 96 que padroniza os testes para qualificação dos parapentes. Tanto a ACPUL quanto a AEROTEST usam esta normas para homologação das velas.


CEN -  Órgão criado recentemente na Europa que pretende padronizar e unificar todas as normas existentes para os países europeus. Também regulamentara e padronizará as coisas do vôo livre. Participam da comissão, no caso do vôo livre, a própria AFNOR, DHV, ACPUL e as diversas federações de vôo dos países europeus.

 

Gostou do texto? Aproveite pra comprar o livro, tem muito mais!