Interpretação do Meteograma.

Interpretação do Meteograma

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O meteograma é um gráfico que podemos encontrar em alguns sites meteorológicos como no CPTEC em http://www.cptec.inpe.br/prevnum/Met_Eta_BR_sx6.shtml, por exemplo.

Trata-se de uma previsão do tempo que contém várias informações sobre os próximos 3 a 5 dias, dependendo da versão.

Uma vez que alguns pilotos encontram dificuldade em interpretar o que dizem os gráficos, aqui vão algumas dicas singelas, nada super-profissional para facilitar o entendimento.:

Fiz algumas linhas extras para ficar mais fácil visualizar os horários, uma vez que o meteograma está no horário GMT (Greenwich Meridian Time). Assim, a linha vertical vermelha mostra as 10 horas da manhã em São Paulo.

 

A primeira linha nos mostra a tabela de precipitação, ou seja, chuva. Repare que o eixo horizontal (Y) é sempre o de horários enquanto que neste caso o eixo vertical é o de milímetros de chuva por hora. Assim, no nosso caso podemos dizer que estão previstas chuvas a partir de cerca de 9 da manhã do dia 17, chegando a 3,5mm lá pelo meio dia.

Se olharmos para a última linha, (cloud cover) que indica a cobertura de nuvens, podemos ver que logo na manhã do dia 17 teremos nuvens baixas que podem ser estratos ou cúmulos (possivelmente as primeiras por ser muito cedo) enquanto que a precipitação já se associa à chegada de nuvens de média altitude, ou seja, muito provavelmente o céu já estratificando de forma generalizada até altitudes médias (cerca de 6000 metros). No dia seguinte temos então a chegada de nuvens altas e podemos dizer que existe uma possibilidade das chuvas virem com violência, pois as nuvens altas estão atrasadas em relação às baixas.

 

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Isto tudo também acontece imediatamente após a queda de pressão barométrica que pode ser observada na coluna imediatamente acima. A queda de pressão denuncia a chegada de uma frente fria pois a massa que vem logo após é sempre um centro de alta pressão (ar frio vindo do sul).

Veja também que existe um movimento oscilatório da temperatura na segunda linha. Ou seja, temos o pico de calor lá pelas 2 ou 3 da tarde e as mínimas no final da manhã. Lembre-se que as variações de temperatura no decorrer do dia estão também associadas à maré barométrica, ou seja, além da queda de pressão generalizada devido à aproximação da frente, temos a flutuação da pressão em virtude da variação de temperatura durante o dia, ou seja: mais quente, menor pressão; mais frio, maior pressão.

Na quarta linha temos as informações quanto a ventos. A linha azul diz a intensidade do vento em metros por segundo (25km/h=7m/s). As flechinhas dizem a direção do vento e também a intensidade de acordo com o tamanho da linha.

Repare como o vento que está sudeste vira para noroeste na chegada da frente, afinal o centro de alta pressão vem girando no sentido horário devido à força de Coriolis. Assim, temos ventos noroeste. É interessante acompanhar isto olhando para o céu, que por vezes nos apresenta nuvens altas (cirrus) se movendo de noroeste antes mesmo do vento virar à nossa altitude. É a frente que vem vindo.

Finalmente temos a umidade relativa do ar que como é possível acompanhar, também tem uma maré que nos revela que quanto mais frio, mais úmido.

 

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