From: "Silvio Ambrosini (Sivuca)" <sivuca@ventomania.com.br>

Veja so, o Romeu passou uns arrepios no sabado, que trouxe a um monte de
gente, um lift sensacional no final da tarde.
Bem, voces ja devem ter lido a mensagem dele. Apos uma curva contra a
montanha, ele derivou demais e quase foi parar no rotor.

A mecanica do vento

E importante que a gente nunca se esqueca que nosso equipamento esta voando
dentro de uma massa de ar que se desloca. Para quem esta parado na montanha,
isto tem o nome de vento e serve para desarrumar os cabelos. Mas quem esta
voando, esta literalmente pendurado nesta massa de ar. Assim, apesar de
estarmos cortando o vento na velocidade cruzeiro de nosso parapente, ele
esta nos levando (ou pelo menos se esforcando para nos levar) para o lado
que ele vai. Assim, quando voamos contra o vento, nos deslocamos lentamente
em relacao ao chao, ao passo que quando voamos a favor do vento, ou "de
cauda" nos deslocamos muito rapidamente, ja que alem da velocidade de nosso
equipamento, ainda temos o componente do vento que produz um somatorio de
velocidades.

Na pratica

Com vento de 25km/h no lift, assumindo que nosso parapente voa a 35km/h,
estaremos nos deslocando a 10km/h em relacao ao solo quando voamos para
frente, ao passo que nos deslocaremos a 60km/h!!!!!! quando voarmos de
cauda. Imagine o efeito que este voo de cauda vai trazer quando resolvermos
voar muito proximos do solo... sera uma aceleracao de 50km/h!! Dai o grande
perigo quando voamos a favor do vento proximos do solo.

O que fazer?

Para que possamos pousar na rampa com mais seguranca, dependemos de alguns
fatores que podemos passar a dedicar um pouco de nosso pensamento a fim de
conseguir fazer o pouso com o maximo de certeza de que vai dar certo.

Trajetoria de voo

Acredito que quase nunca vai ser necessario voarmos a favor do vento.
Normalmente, uma aproximacao em S ja e suficiente. quando o vento nao esta
muito forte, tomamos mais ou menos a altura do estacionamento como perna de
aproximacao para perder altura. Faremos esta perna com o parapente em
curva, para que a terminemos virados de frente para o vento. Muitas vezes as
pessoas tentam fazer a aproximacao pelo lado, mas chegam muito forte no chao
por que estao voando de lado e nao contra o vento. E preferivel ir um
pouquinho mais para tras, (ja que o rotor esta depois do estacionamento)
para poder terminar a curva.

Perdendo altura

Este e outro problema, ja que muitas vezes o vento esta forte e sempre
chegamos alto demais para pousar ou acabamos por subir ao invez de descer.
Aqui precisamos ter o senso critico e averiguar ate que ponto realmente e
sensato pousar na rampa com o vento tao forte. Eu procuro evitar ao maximo
usar orelhas, ja que os parapentes foram feitos para ficarem abertos.
Assim, prefiro tomar distancia da rampa e/ou fazer curvas para perder
altura. Se esta muito dificil, e melhor permanecer voando ou ir embora para
o pouso a fim de evitar um acidente.

Carga alar

Mas por que nao gosto das orelhas? Por que quando o vento esta muito forte,
temos normalmente rajadas. Quando temos as orelhas acionadas, estamos
reduzindo a carga alar e consequentemente, aumentando nossa velocidade
minima. Na pratica, estamos trazendo nossa velocidade minima mais proxima de
nossa velocidade cruzeiro (que ja diminuiu devido ao arrasto aerodinamico
daquele monte de pano dobrado pra tras e da falta dos estabilizadores que
reduzem o arrasto induzido). Basta uma rajada mais forte para corrermos o
risco de entrar em stall espontaneamente. As consequencias sao as pirores
possiveis. Tombo na certa no rotor ou no minimo em cima dos carros ou
arvores atras do estacionamento.

Se vcs quizerem, posso em outra mensagem falar mais sobre arrasto induzido e
arrasto parasita. Tem alguma coisa a respeito na apostila do intermediario.

Para pensar:

Muitas vezes colocamos um objetivo a nossa frente sem levar em conta se
estamos realmente aptos a atingi-lo. Ou o que e pior, sabemos que estamos
aquem dele, mas o desejo e maior que o espirito critico. Vamos procurar
levar em conta todos os fatores e verificar ate que ponto estamos
tecnicamente preparados para executar uma manobra como a do pouso na rampa.
Por outro lado, e muito saudavel que procuremos fazer coisas novas e crescer
no esporte. Aquele "medo-de-tudo" tambem e um problema pois nos estaciona. E
preciso sim um pouco de audacia. E audacia nao quer dizer loucura. Nao
tenham receio em perguntar!!!

Sugestao pratica

Altura
Permaneca no lift e procure fazer curvas pra ver como voce controla sua
perda de altura. Treine se aproximar de uma determinada regiao da montanha,
por exemplo, aquele canto do lado esquerdo da decolagem NE. Voe proximo e
verifique se vc consegue manter uma margem de seguranca para eventual fuga,
ou seja, se descer demais, vc precisa ter espaco para sair voando sem bater
em nada.

Trajetoria
Treine a trajetoria, sobrevoando exatamente o local que vc quer percorrer no
momento do pouso, so que mais alto. Preste atencao no tempo que leva para
cada coisa acontecer. Finja que vai pousar (mas esteja 10m acima) e imagine
sua aproximacao. Veja se esta correto e depois treine o que vc aprendeu no
exercicio do outro paragrafo.

Cuidado
Fique atento ao pre-stall (tentar perder altura usando excesso de freios). O
excesso de freios pode nos dar problemas. Pre stall e uma brincadeira
dificil de fazer e exige muita pratica e treino sobre a agua. Especialmente
na montanha que sofre rajadas e termicas que precisam de ajustes constantes
na amplitude dos freios.
Cuidado tambem com os outros pilotos. E muito ruim quando estamos pousando
na rampa e tem alguem voando bem a nossa frente. Ele nao e obrigado a sair.
Voce é quem resolveu bancar o xereta pousando na rampa. O vortice do paraca
da frente pode ate provocar um colapso, fazendo a gente beijar a lona antes
da hora.
Tambem e preciso lembrar que a rampa esta cheia de pessoas tipo a Nega e a
Valeria esperando pra voce cair na cabeca delas. Nao faca de seu parapente
uma arma...

E isso ai, qualquer pergunta...


Sivuca, a sua inteira disposicao....
Silvio Ambrosini


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    -----Mensagem original-----
    De: Romeu <naxos@naxos.com.br>
    Para: batepapo@ventomania.com.br <batepapo@ventomania.com.br>
    Data: Segunda-feira, 23 de Agosto de 1999 11:24
    Assunto: [Ventomania] Pouso na rampa


    Bom dia pessoal!

    Viví uma experiência muito interessante (não necessariamente agradável)
no último final de semana em Andradas e que gostaria de relatar a vcs
(principalmente para o pessoal novo de vôo como eu) e gostaria de uma
opinião do Sivuca a respeito.

    Foi meu segundo lift, voei lado norte e resolví pousar na rampa, entrei
de frente para a rampa (sobre o estacionamento), fiz uma curva de 180º,
estava muito alto, fiz "orelhas" baixei um pouco mas não o suficiente para
pousar já que neste momento eu já deixava a rampa novamente. O que fiz
então? O que não devia, claro! Fiz uma curva de 360º na saída da rampa,
esperava uma circunferência mas o resultado foi um oval com vento de calda
que quase fui parar em Pinhal. Até dava para passar para o lado sul mas me
lembrei do rotor e não tive dúvida, a "merda" já estava feita então não me
restava outra coisa a fazer senão tentar pousar, de preferência que fosse
longe das árvores. Resultado: pousei atrás do estacionamento, com a vela
presa nas árvores. Felizmente não aconteceu nada de sério. Só mesmo o susto
da manobra que demorei algum tempo para me refazer o que com certeza não
esquecerei, mas me lembrarei também de que isto não se deve fazer e farei
melhor da póxima!

    Conversei com algumas pessoas mais experientes para entender como
deveria ser feita a aproximação correta neste caso. Me disseram,
considerando a mesma situação, que voasse para a direita na saída da rampa
voltando ao lift, fizesse uma curva de 360º para a esquerda, daí entrasse um
pouco pra dentro das montanhas, logo depois uma curva de 90º para a direita
e então chegando na altura da biruta que divide a rampa do estacionamento
uma nova curva de 90º para a direita rumando para o pouso. Gostaria que vc
Sivuca me orientasse a respeito.

    Abraços a todos!

    Romeu.
 

 

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