ventomania parapente
 
 o que é parapente

Foto Cainho
A primeira vista, o leigo é levado a pensar que o parapente é um também um paraquedas, porém mais comprido. Entretanto este possui um comportamento bastante diferente e consequentemente, um universo de aplicações igualmente diferentes.

Enquanto quem salta de pára-quedas o faz a partir de um avião, quem voa de parapente sobe até o topo de uma montanha, abre o equipamento e somente aí, corre e decola de uma maneira muito parecida com a asa delta. 

A grande sacada do pára-quedismo e curtir a adrenalina que é cair no vácuo para finalmente abrir o pára-quedas eventualmente executar as manobras que o velame permite para finalmente pousar (um salto dura cerca de 2 minutos).

 
 
Foto Cainho
Já a proposta do parapente, é o vôo, a pilotagem do equipamento.

O piloto dirige sua máquina pelos céus como num avião, podendo subir milhares de metros até, descer, escolher novos locais de pouso, permanecer as vezes várias horas voando...

O parapente plana no céu como um pássaro.

 

confira aqui vários que deixam as coisas ainda mais claras.

 

O Parapente tem uma estrutura costurada em um tipo de nylon impermeável chamado "rip-stop". O fundo desta página é uma foto tirada de um pedaço de tecido de parapente na cor branca.


Na foto acima a decolagem do brasileiro Vice-campeão mundial: Frank Brown - Foto Cainho
  Uma vez aberto transforma-se em uma aeronave capaz de planar por horas até, subindo milhares de metros ao sabor das correntes ascendentes e percorrendo dezenas e às vezes até centenas de quilômetros.

É inteiramente dirigível e o piloto decide onde quer ir pilotando o equipamento.

 

Dá para ficar muito tempo voando. Mesmo no primeiro vôo, o piloto voa quase quinze minutos sem parar. Dá tempo de olhar a paisagem, sentir o vento no rosto, sentir a temperatura do ar, olhar os outros pilotos e pássaros que vem voar perto. É o maior barato.

Saiba mais sobre as sensações de voar lendo este artigo aqui.

O esporte é muito mais fascinante do que você imagina, você pode não acreditar logo de cara, mas sua vida vai mudar radicalmente, e para melhor... Alguns alunos me dizem: "Sivuca, por que você não me contou o quanto era bom voar nessa coisa?" E eu respondo: "Se eu fosse contar tudo, você não ia acreditar, ia dizer que estava exagerando..." 

Aqui você fica sabendo como funciona o curso e quanto custa.

Acompanhe algumas sensações e pensamentos abordados de um ponto de vista mais filosófico. É muito interessante entender um pouco mais os fatores que envolvem "A Mania de Voar"... ou então, alguns depoimentos de alunos sobre o fator Adrenalina. Ainda, você pode ir direto ao FAQ, ou mesmo ver uns vídeos invocados.

Clicando aqui você sabe um pouco mais sobre a história do esporte.